Feira Nacional do Mirtilo
No Parque Urbano de Sever do Vouga, delicie-se, prove, conheça, saboreie, experimente e divirta-se com o Mirtilo de Sever do Vouga, o fruto da juventude.
O surgimento do Mirtilo e da Feira Nacional do Mirtilo
O mirtilo foi introduzido em Portugal, no concelho de Sever do Vouga, em dezembro de 1990 pela mão de técnicos holandeses da Fundação Lockorn. Nesse ano foram feitas experiências nos concelhos de Sever do Vouga e Trancoso no sentido de determinar se possuíam as condições indicadas para a produção do mirtilo, vindo a constatar-se que o concelho de Sever do Vouga reunia as condições ideais que, associadas às características do solo e do microclima, permitiam a produção precoce do mirtilo.
A primeira experiência-piloto ocorreu nuns terrenos da Fundação Bernardo Barbosa de Quadros, uma IPSS localizada na freguesia de Rocas do Vouga. Pouco depois eram 11 os produtores que se aventuraram nessa nova cultura, passando a 42 nos anos seguintes.
Foi graças a este pioneirismo que Sever do Vouga é considerada a “Capital do Mirtilo”.
Atualmente a cultura do mirtilo está espalhada de Norte a Sul do país.
No concelho de Sever do Vouga contam-se algumas centenas de produtores e o mirtilo e os produtos a ele associados representam um peso importante para a economia local e para o orçamento de muitas famílias.
A Feira Nacional do Mirtilo surgiu em 2008 com a finalidade de dar a conhecer este pequeno fruto, então desconhecido de grande parte dos portugueses.
Além da divulgação do mirtilo, a Feira propôs-se a divulgar a marca “Sever do Vouga Capital do Mirtilo” e promover o próprio concelho, ao mesmo tempo que era um garante de escoamento do fruto aos produtores e um fator de dinamização económica pelos milhares de visitantes que atrai todos os anos.
Sobre o Mirtilo
O mirtilo é um fruto silvestre com um sabor distinto, vastamente conhecido pelas suas propriedades medicinais. É um poderoso antioxidante e é conhecido por muitos como ``o fruto da juventude`` habitualmente usado no tratamento de algumas infeções. Além de várias vitaminas, o mirtilo é rico em sais minerais, magnésio, potássio, cálcio, fósforo, ferro, entre outros elementos. Também no mundo da culinária, assume-se como um fruto extremamente versátil capaz de compor qualquer tipo de prato.